Um brasileiro de 31 anos encontrou indícios da existência de um novo planeta nos confins do Sistema Solar. Patryk Sofia Lykawka, da Universidade de Kobe, Japão, poderá ser o responsável por fazer com que o Sistema Solar volte a ter nove planetas, condição que foi perdida com o rebaixamento de Plutão, em 2006.
/
"Sempre me interessei pelo desconhecido. Gostava de ler, tentar imaginar quais seriam as soluções para as perguntas sem resposta", disse, por telefone, de Kobe, no oeste do país.
/
Por enquanto, a possível descoberta de Lykawka está restrita a cálculos e simulações feitas por computador, mas ele espera que o planeta possa ser visualizado em cinco a dez anos.
/
A expectativa do pesquisador é que o projeto Pan-Starrs, da Universidade do Havaí (EUA), que vai varrer grande parte do céu no hemisfério Norte, permita a visualização do planeta. O experimento vai fotografar o céu visível do Havaí pelo menos uma vez por semana.
/
A teoria apresentada pelo brasileiro é resultado de estudos sobre o cinturão de Kuiper, uma zona que fica além de Netuno e abriga milhares de corpos celestes, como Plutão e o planeta-anão Eris, cuja descoberta acabou causando a perda de status do nono planeta. Ela também é o berço de alguns cometas. Apesar de ser bastante estudada, por conta de suas excentricidades astronômicas, a área ainda é pouco conhecida.
/
Além disso, ela abriga mistérios. Em um determinado espaço, por exemplo, há vários corpos celestes com órbitas praticamente circulares. Mas, a partir de um limite, o número de astros com órbita desse tipo se reduz, sem causa aparente.
/
Outro fato que intriga os pesquisadores é a existência de órbitas muito inclinadas no cinturão, às vezes em ângulos da ordem de 50º em relação ao plano dos planetas.
/
Solução
/
Para resolver alguns desses mistérios do cinturão de Kuiper é que Lykawka propõe a existência de um novo planeta, que perturbaria as características das órbitas.
/
"Essa estrutura [de Kuiper] é complexa, difícil de explicar se você se baseia apenas nos oito planetas", disse o pesquisador.
/
A diferença entre o estudo de Lykawka e anteriores foi o fato de ele não ter se restringido apenas às configurações atuais do Universo. Nas simulações por computador, ele fez uma espécie de filme do Sistema Solar, calculando as posições e a velocidade dos objetos durante os últimos 4,3 bilhões de anos.
/
"É como voltar no tempo e tentar reproduzir o que aconteceu." O estudo do brasileiro será publicado em abril na revista "Astronomical Journal".
/
As contas do astrônomo indicam que o planeta deve ter massa equivalente a 30% a 70% a da Terra e uma órbita entre 14,9 bilhões e 25,4 bilhões de quilômetros --a Terra está a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância do Sol.
/
Ele imagina que o local tenha rochas nas regiões internas, com a superfície coberta de gelo, amônia congelada e metano.
/
Comprovação
/
Apesar de a teoria funcionar em simulações e cálculos, ainda é necessário que o planeta seja efetivamente observado.
/
"Definitivamente é apenas uma sugestão, não uma descoberta. Nós nunca saberemos se essa sugestão está correta até que alguém de fato encontre o planeta", afirma o astrônomo norte-americano Mike Brown, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), especialista nessa área do espaço. Brown foi um dos descobridores de Eris --achado que deu fôlego à discussão sobre o rebaixamento de Plutão, em 2006.
/
O pesquisador brasileiro agora quer refinar seus modelos e simulações, para chegar a "previsões mais realistas".
/
Ele está à espera de algum telescópio que consiga comprovar sua teoria. Caso isso ocorra, a expectativa é que o planeta leve o nome de algo relacionado à cultura indígena do Brasil.
9 Comments:
Muito boa a charge, já tinha visto a 1ª parte, quanto ao planeta que pode ter sido descoberto, espero que ele exista, porque gastar anos de pesquisa com nada é foda :-P
É o descobrir que nomeia o planeta descoberto? Poderia ser Tupã então. Pena que ele realize esses estudos no Japão e não aqui.
Amanhã esse galo vai cantar!!! Muito boa a charge!!
Toda hora tão descobrindo um planeta, mas sempre fica na descoberta... e embora não tenha nada a ver.. Ainda acho que Plutão é um planeta!
Mas que seria muito bom um planeta com nome tipo Tupã, seria..
Valeu mesmo. Olha, já add vc nos favoritos e também já coloquei seu banner no meu blog.
O código do meu banner já está disponível no meu blog.
Estou add vc no msn, meu msn é hackerboy14@hotmail.com
Abs
Brigadão pela visita!
teu texto eh muito interessante, gosto muito de assuntos relacionados ao universo e tudo mais...=D
abraço!
t+
Ah, obrigado!
Blog bacana o seu...
;)
nussss...mow dahora issu....
qria sabe mexe com essas coisas pra pode descobrir planetas tbm...
mas sou uma negação...meu negócio eh musica msm...
hehe...
bjussssssssss¹²³
legal esse desenho do sitema solar. bem legal....
Post a Comment