"Tropa de Elite", ou "The Elite Squad", seu título em inglês, foi apresentado para a imprensa nesta segunda-feira no Festival de Cinema de Berlim, o Berlinale Palast e, ao final da exibição, houve aplausos e vaias.
/
Por um problema técnico, o filme foi exibido no original em português com legendas em alemão --o normal são legendas em inglês. Por causa disto, os jurados e o presidente do júri, o cineasta grego Costa-Gravas, tiveram que usar fones de ouvido, com narração em voz feminina.
/
Mesmo assim, o filme de José Padilha, autor do aclamado "Ônibus 174", não deixou de chamar a atenção da crítica com seu ritmo frenético, movimentos de câmera violentos e a trilha sonora.
/
No entanto, também deixou a desejar pelo pouco espaço dado à reflexão, uma vez que seu objetivo, segundo palavras do próprio diretor, é causar sensação e fazer o espectador mergulhar na violência das favelas cariocas.
/
/
Em função disso, a ficção violenta de "Tropas de Elite" provoca, em princípio, um certo mal-estar. Mas com suas seqüências noturnas ao som de rock pesado, o filme campeão de bilheteria nos cinemas brasileiros acabou cumprindo seu objetivo de chamar a atenção.
/
O capitão Nascimento em pessoa, ou melhor, Wagner Moura, e atriz Maria Ribeiro, junto com Padilha, deram um tom bem brasileiro à entrevista coletiva da equipe de "Tropa de Elite", desfazendo um pouco a má impressão inicial.
/
O jornal alemão "Die Welt" comparou o filme com a Alemanha. Informou, em uma reportagem, que os alemães ainda acusam a polícia de ser dura quandro prende um traficante em Kreuzberg, ao tentar estabelecer um certo paralelo com a dura história do filme.
/
A outra estréia do dia foi o mexicano "Lake Tahoe", de Fernando Eimbcke, que, além de "Tropas de Elite", é o único filme latino que aspira ao Urso de Ouro de Berlim.
/
Também nesta segunda-feira serão exibidos "Sparrow", o último filme de Johnnie To, de Hong Kong, e o esperado "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson e protagonizado por Daniel Day Lewis, que, na véspera, levou o Oscar britânico de melhor ator, o Bafta.
/
Completaram a jornada "Cherry Blossoms-Hanami", de Doris Dorrie, a primeira dos dois filmes alemãos na competição oficial, e o melodrama chinês "In Love We Trust", de Wang Xiaoshuai, que também teve uma boa acolhida.
0 Comments:
Post a Comment