10 fevereiro, 2008

Sindicato de Roteiristas dos EUA anuncia acordo preliminar


O maior Sindicato de Roteiristas dos Estados Unidos (Writers Guild of America, o WGA) e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) chegaram a um acordo preliminar com relação aos detalhes do novo contrato que pode pôr fim à greve que dura mais de três meses, anunciou neste sábado o sindicato.

/
O próximo passo em direção ao fim da greve será dado hoje mesmo, quando a direção da AMPTP apresentar os termos do texto a seus membros em Los Angeles e Nova York, que terão que votar para ratificá-lo.
/
Como antecipa a revista especializada "Entertainment Weekly", os roteiristas receberão 2% do lucro líquido dos distribuidores pela transmissão dos programas em televisão.
/
Eles também terão direito a 36% dos lucros dos distribuidores para os primeiros 100 mil downloads de um programa televisivo e pelos primeiros 50 mil downloads de um filme sem cortes publicitários.
/
Posteriormente, a transferência desses lucros aumentará par 7% e 65%, respectivamente.
/
Em e-mail enviado aos membros do sindicato, os presidentes do WGA nas Costas Oeste e Leste, Patric Verrone e Michael Winship, admitiram que o acordo preliminar "não é perfeito nem tudo o que os profissionais merecem, mas estabelece o seguinte princípio: se eles cobram, nós cobramos".
/
Na mensagem, os dois esclarecem que o fim da greve é uma questão de horas e convocam os integrantes do sindicato a votar para ratificar o contrato e acabar com a greve, que já se estende por mais de três meses.
/
"É uma luta permanente contra sete conglomerados multinacionais, não importa se será bem-sucedida, representa um pedágio pessoal para nossos membros", afirmaram na nota.
/
"Achamos que continuar com a greve não fornecerá forças suficientes para nos sobrepor aos riscos que isso implica. Chegou o momento de aceitar o contrato e finalizar a greve", concluíram.

0 Comments: