10 fevereiro, 2008

Saúde de astronauta faz Nasa adiar caminhada espacial


O astronauta alemão Hans Schlegel, um dos sete tripulantes do ônibus espacial americano Atlantis, está doente e não poderá participar da primeira saída orbital, que teve de ser adiada por 24 horas, para segunda-feira, informou um funcionário da Nasa (agência espacial norte-americana).
/
Neste sábado (9), o Atlantis se acoplou com sucesso à ISS (Estação Espacial Internacional), levando o laboratório europeu Columbus --avaliado em US$ 1,9 bilhão e considerado a maior contribuição européia à estação.
/
O diretor da missão, John Shannon, disse aos jornalistas, sem dar muitos detalhes, que Schlegel não estava bem e que, em seu lugar, sairá o astronauta americano Stanley Love.
/
"É algo privado", afirmou Shannon. "Sua vida não está em perigo", completou, destacando que o incidente "não terá qualquer impacto nos objetivos da missão" e que, oficialmente, Schlegel ainda participará, como previsto, da segunda saída espacial, agora adiada para quarta-feira.
/
A primeira saída da missão de 11 dias seria, inicialmente, no domingo, para a instalação do Columbus na ISS. Agora, deve acontecer nesta segunda.
/
O diretor de vôo da nave, Mike Sarafin, declarou que a missão está trabalhando "em dois assuntos técnicos, um com uma falha no computador". "O outro assunto é um pequeno arranhão no escudo térmico" do ônibus espacial, completou.

0 Comments: