WASHINGTON/SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google Inc. domina de tal forma o mercado de buscas e publicidade na Internet que dificilmente as autoridades vão considerar que a absorção do Yahoo pela Microsoft Corp. viola as leis antitruste, disseram dois especialistas na sexta-feira. /
A Microsoft, maior fabricante mundial de softwares, enviou na noite de quinta-feira uma carta ao conselho do Yahoo oferecendo 44,6 bilhões de dólares pela empresa. Na sexta, o Yahoo disse que o conselho vai avaliar a oferta.
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Evan Stewart, da consultoria Zuckerman, Spaeder LLP, disse que essa aquisição deve ser aprovada pelas autoridades porque existe um grande concorrente, o Google, porque o setor de tecnologia da informação muda rapidamente e porque há relativamente poucas barreiras para a entrada de novas empresas no mercado.
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"No fim das contas, é difícil ver como eles podem rejeitar isso", disse Stewart.
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As autoridades de proteção da concorrência nos EUA e na Europa costumam ser duras com fusões que reduzam de três para dois o número de grandes empresas num determinado setor, pois uma menor concorrência pode levar a preços mais altos para o consumidor.
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Em 2001, a empresa HJ Heinz desistiu de adquirir a Beech-Nut porque as autoridades eram contra a fusão entre o segundo e o terceiro maior fabricante de alimentos para bebês.
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Já a criação de um concorrente mais forte para o Google parece seduzir as autoridades do setor.
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Segundo a empresa de auditoria comScore, o Google tem 77 por cento de participação no mercado global de buscas pela Internet. O Yahoo é o segundo, com 16 por cento, e a Microsoft ocupa um distante terceiro lugar, com 3,7 por cento.
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"O que se quer é mais do que um só 'player' dominante", disse Edward Henneberry, co-presidente da Heller Ehrman LLP, consultoria européia para questões de concorrência.
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Em San Francisco, Thomas Barnett, secretário-assistente de Justiça dos EUA para questões antitruste, disse apenas estar "ciente" da possível aquisição.
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O senador democrata Herb Kohl disse que uma subcomissão antitruste presidida por ele vai realizar audiências sobre o tema caso o Yahoo aceite a proposta.
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"Vamos precisar escrutinar o acordo cuidadosamente para garantir que não vai causar mal nenhum à competitividade do que tem sido um vibrante mercado da alta tecnologia, ou impactar negativamente os direitos de privacidade dos usuários da Internet", disse Kohl em nota.
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Mas Hennenberry disse que as agências reguladoras dos EUA e da Europa devem deixar de lado as preocupações manifestadas por defensores do direito à privacidade. "As questões de privacidade não são realmente questões de concorrência", afirmou.
03 fevereiro, 2008
Crescimento do Google ajuda Microsoft em lei antitruste
Postado por Didixy
Marcadores: Entretenimento, Internacional, Internet, Noticias, Tecnologia
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1 Comment:
cara, pode tirar meu banner.
ele ta no teu blog mais ta cortado, adianta nada po, mas valeu.
by voluptas
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