Um grupo de astrônomos descobriu um sistema solar que contém dois exoplanetas similares a Saturno e Júpiter, revelou um relatório divulgado hoje pela revista "Science".
/
A semelhança é dada pela massa dos planetas e a distância que os separa de seu sol.
/
"Esta é a primeira descoberta de um sistema multiplanetário que poderia ser análogo ao nosso sistema solar", disse Alison Crocker, um dos autores do relatório e cientista da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
/
"Os outros 28 sistemas multiplanetários detectados até agora têm planetas muito maiores e que geralmente giram em órbitas muito próximas a seu sol", afirmou o cientista.
/
Um dos planetas desse novo sistema solar tem o equivalente a 70% da massa de Júpiter e o outro, 90% da massa de Saturno. O sol em torno do qual giram tem 50% da massa do nosso sol.
/
"Uma das dúvidas pendentes era se seriam comuns sistemas planetários como o nosso. Aparentemente são", disse Michael Briley, diretor dos programas da Divisão de Ciências Astronômicas da Fundação Nacional das Ciências, que patrocinou a pesquisa.
/
A existência dos dois planetas ficou evidenciada quando seu sol cruzou a passagem de outra estrela mais distante da Terra.
/
Durante duas semanas, a estrela mais próxima aumentou a luz proveniente em um fenômeno gravitacional conhecido como "microlensing", cuja existência foi prevista pelo físico Albert Einstein em meados do século passado.
0 Comments:
Post a Comment