14 janeiro, 2008

Tripulantes da ISS farão caminhada espacial que não estava prevista


A tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) fará uma caminhada espacial que não estava prevista para reparar uma falha no sistema de rotação de um grupo de painéis solares. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) por Serguei Puzanov, representante da Nasa (agência espacial norte-americana) na Rússia.
/
"Nos próximos dias determinaremos a data exata da saída ao espaço de dois tripulantes da ISS, mas esta terá que ser realizada dias antes do lançamento do cargueiro russo Soyuz", marcada para 5 de fevereiro, afirmou Puzanov à agência "Interfax".
/
Puzanov disse que a caminhada espacial será realizada pela comandante da tripulação, a americana Peggy Whitson, e o cosmonauta russo Yuri Malenchenko.
/
A missão terá por objetivo reparar as juntas responsáveis por girar um grupo de painéis solares na direção do Sol, instalados na parte direita da ISS, afirmou Puzanov.
/
O representante da Nasa afirmou que após a detecção da falha, em novembro, os responsáveis da agência americana determinaram a fixação do grupo de painéis com o mecanismo defeituoso em uma única posição.
/
Essa fixação levou à redução de sua capacidade de gerar energia elétrica, explicou Puzanov.
/
O segundo conjunto de baterias, instalado do lado esquerdo da plataforma, funciona fazendo um movimento giratório, seguindo o movimento do sol.
/
Mudança de planos
/
Segundo Vladimir Soloviov, o chefe do programa russo de vôos à ISS, o lançamento da nave de carga russa Progress M-63, prevista inicialmente para 7 de fevereiro, foi antecipada para o dia 5 a pedido da Nasa.
/
Ele explicou que, após vários adiamentos, a nave americana Atlantis será lançada no dia 7 de fevereiro, com sete tripulantes a bordo.
/
"Por esta razão, os colegas americanos pediram que antecipássemos o lançamento do cargueiro russo", afirmou.

0 Comments: