O grupo Simple Plan veio ao Brasil para promover o lançamento de seu terceiro álbum de inéditas, nas lojas a partir de 12 de fevereiro. O disco leva o nome da banda, que aponta para novas possibilidades em sua música.
/
No álbum epônimo, o Simple Plan se aproxima do pop, conforme declarou o vocalista Pierre Bouvier na coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (18) em São Paulo, no Hotel Hyatt. "Estamos abrindo novos horizontes com este disco. Trabalhamos com diferentes produtores e introduzimos um 'sabor' diferente ao nosso som. Assim, também vislumbramos novas perspectivas em relação ao nosso próximo trabalho", especula.
/
Quatro produtores estiveram envolvidos no processo de elaboração do álbum, desde o primeiro semestre de 2006: Arnold Lanni, Dave Fortman, Max Martin e Danja, um jovem pupilo do multiplatinado produtor Timbaland. Fortman arrematou o trabalho.
/
Em "Simple Plan" o grupo não adentra em territórios desconhecidos e enfatiza o acento pop de seu característico punk californiano do final dos anos noventa. Assim dissocia-se gradualmente de seus pares e também do rótulo emo, a fim de evitar o desgaste natural da fórmula. A produção impecável, de acordo com os parâmetros do pop atual, reforça o processo de amadurecimento desta jovem banda disco após disco.
/
Bouvier fala da tendência pop incorporada ao som da banda. "Sempre fomos influenciados pelo rádio e por aquilo que ouvimos ocasionalmente. Nossa essência é a de quem cresceu ouvindo punk rock californiano, mas agora achamos importante incorporarmos outras referências sonoras. Bandas como My Chemical Romance e Fall Out Boy fizeram bons discos e isso nos inspirou a buscar algo novo para nossa música", falou o vocalista.
/
O próprio batismo do álbum afirma a personalidade musical da banda, conforme ressaltou o baixista David Desrosiers. "Nós quisemos enfatizar que este é um trabalho diferente dos anteriores porque representa o que somos hoje. Todos os nossos álbuns tinham nomes engraçados, portanto foi natural batizarmos este novo disco com o nome da banda, para ilustrar um novo começo".
/
A mudança gradativa é mais que bem-vinda, pois os integrantes do Simple Plan se conhecem desde o ginásio e tocam juntos há muito tempo. A opinião é endossada por Bouvier. "A maioria de nosso material antigo é inspirado em nossas próprias vidas. No início, abordávamos temas adolescentes, típicos de quem acabou de sair da escola. Mas precisamos ousar porque esta não é a carreira mais segura para se escolher. E optamos por viver de música", conclui.
/
Apesar das novas influências, "Simple Plan" é um trabalho homogêneo da primeira à última faixa, com guitarras distorcidas envenenadas na medida exata para o padrão FM. E embora o quinteto aborde alguns temas distintos aos dissabores amorosos e inadequações juvenis, comuns em sucessos adolescentes, prevalecem canções alegres.
/
A música de trabalho "When I'm Gone" mantém o padrão pop mainstream que se espera do grupo. A balada "I Can Wait Forever" também parece feita sob medida para as paradas. Seu refrão pegajoso equilibra a dinâmica entre peso e delicadeza no som do quinteto. "The End" traz levadas de r&b e "Hello Goodbye" acrescenta uma pitada de dance music ao cardápio musical do disco, entre outros destaques.
/
O blogueiro norte-americano Perez Hilton, figurinha odiada por várias celebridades da atualidade, participa do clipe do primeiro single do disco. O guitarrista Stinco comenta a aparição e sacaneia o amigo. "Foi uma tiração de sarro. Conhecemos o cara em um show e ele sempre foi muito legal conosco. Mantivemos contato e resolvemos colocá-lo em nosso clipe. Ele prometeu que iria colocar uma foto nossa pelados em seu site, caso não o colocássemos no vídeo", se diverte.
/
O clima de camaradagem prevaleceu até mesmo na escolha da arte final da capa do disco, a cargo dos fãs, por meio de uma votação no site oficial do grupo. A banda tinha algumas opções e preferiu deixar que seus próprios fãs escolhessem. "Foi muito legal termos esse retorno direto e a Internet propicia muito disso. Essa conexão é muito importante para uma banda e aí pensamos: 'por que não deixamos que os fãs nos ajudem?'. Afinal, eles são a razão principal de estarmos aqui", declarou o guitarrista Jeff Stinco.
/
E o que não falta ao Simple Plan são fãs brasileiros, uma multidão de adolescentes estava desde cedo do lado de fora do hotel. O grupo já veio ao Brasil em duas ocasiões, em 2005 e 2007, e a visita mais recente rendeu até uma participação no programa "Big Brother Brasil", da Rede Globo. "Foi divertido e fácil de fazer. Só precisamos tocar e pular na piscina", comentou Stinco.
/
O baixista David Desrosiers aproveitou para elogiar os fãs brasileiros. "O Brasil é um dos melhores lugares em que já tocamos e foi uma ótima experiência nos abastecermos com a energia da audiência local antes de entrarmos em estúdio para gravarmos definitivamente o novo álbum", ressaltou o baixista. O baterista Chuck Comeau complementa o comentário do colega: "Em nosso perfil oficial no site MySpace, o público brasileiro sempre prevalece".
/
O Simple Plan fará neste sábado (19) uma apresentação especial somente para convidados da emissora de rádio Mix FM. Não há confirmação de uma terceira excursão pelo Brasil
19 janeiro, 2008
Simple Plan divulga novo álbum no Brasil e apresenta mudanças em seu som
Postado por Didixy
Marcadores: Entretenimento, Famosos, Internacional, Música, Noticias
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
1 Comment:
vcs fazem uma reportagem sobre simple plan e colocam a foto do Good Charlotte????
SAODKSAOPDKSAOPDsodak
Post a Comment