19 janeiro, 2008

Simple Plan divulga novo álbum no Brasil e apresenta mudanças em seu som


O grupo Simple Plan veio ao Brasil para promover o lançamento de seu terceiro álbum de inéditas, nas lojas a partir de 12 de fevereiro. O disco leva o nome da banda, que aponta para novas possibilidades em sua música.
/
No álbum epônimo, o Simple Plan se aproxima do pop, conforme declarou o vocalista Pierre Bouvier na coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (18) em São Paulo, no Hotel Hyatt. "Estamos abrindo novos horizontes com este disco. Trabalhamos com diferentes produtores e introduzimos um 'sabor' diferente ao nosso som. Assim, também vislumbramos novas perspectivas em relação ao nosso próximo trabalho", especula.

/
Quatro produtores estiveram envolvidos no processo de elaboração do álbum, desde o primeiro semestre de 2006: Arnold Lanni, Dave Fortman, Max Martin e Danja, um jovem pupilo do multiplatinado produtor Timbaland. Fortman arrematou o trabalho.
/
Em "Simple Plan" o grupo não adentra em territórios desconhecidos e enfatiza o acento pop de seu característico punk californiano do final dos anos noventa. Assim dissocia-se gradualmente de seus pares e também do rótulo emo, a fim de evitar o desgaste natural da fórmula. A produção impecável, de acordo com os parâmetros do pop atual, reforça o processo de amadurecimento desta jovem banda disco após disco.
/
Bouvier fala da tendência pop incorporada ao som da banda. "Sempre fomos influenciados pelo rádio e por aquilo que ouvimos ocasionalmente. Nossa essência é a de quem cresceu ouvindo punk rock californiano, mas agora achamos importante incorporarmos outras referências sonoras. Bandas como My Chemical Romance e Fall Out Boy fizeram bons discos e isso nos inspirou a buscar algo novo para nossa música", falou o vocalista.
/
O próprio batismo do álbum afirma a personalidade musical da banda, conforme ressaltou o baixista David Desrosiers. "Nós quisemos enfatizar que este é um trabalho diferente dos anteriores porque representa o que somos hoje. Todos os nossos álbuns tinham nomes engraçados, portanto foi natural batizarmos este novo disco com o nome da banda, para ilustrar um novo começo".
/
A mudança gradativa é mais que bem-vinda, pois os integrantes do Simple Plan se conhecem desde o ginásio e tocam juntos há muito tempo. A opinião é endossada por Bouvier. "A maioria de nosso material antigo é inspirado em nossas próprias vidas. No início, abordávamos temas adolescentes, típicos de quem acabou de sair da escola. Mas precisamos ousar porque esta não é a carreira mais segura para se escolher. E optamos por viver de música", conclui.
/
Apesar das novas influências, "Simple Plan" é um trabalho homogêneo da primeira à última faixa, com guitarras distorcidas envenenadas na medida exata para o padrão FM. E embora o quinteto aborde alguns temas distintos aos dissabores amorosos e inadequações juvenis, comuns em sucessos adolescentes, prevalecem canções alegres.
/
A música de trabalho "When I'm Gone" mantém o padrão pop mainstream que se espera do grupo. A balada "I Can Wait Forever" também parece feita sob medida para as paradas. Seu refrão pegajoso equilibra a dinâmica entre peso e delicadeza no som do quinteto. "The End" traz levadas de r&b e "Hello Goodbye" acrescenta uma pitada de dance music ao cardápio musical do disco, entre outros destaques.
/
O blogueiro norte-americano Perez Hilton, figurinha odiada por várias celebridades da atualidade, participa do clipe do primeiro single do disco. O guitarrista Stinco comenta a aparição e sacaneia o amigo. "Foi uma tiração de sarro. Conhecemos o cara em um show e ele sempre foi muito legal conosco. Mantivemos contato e resolvemos colocá-lo em nosso clipe. Ele prometeu que iria colocar uma foto nossa pelados em seu site, caso não o colocássemos no vídeo", se diverte.
/
O clima de camaradagem prevaleceu até mesmo na escolha da arte final da capa do disco, a cargo dos fãs, por meio de uma votação no site oficial do grupo. A banda tinha algumas opções e preferiu deixar que seus próprios fãs escolhessem. "Foi muito legal termos esse retorno direto e a Internet propicia muito disso. Essa conexão é muito importante para uma banda e aí pensamos: 'por que não deixamos que os fãs nos ajudem?'. Afinal, eles são a razão principal de estarmos aqui", declarou o guitarrista Jeff Stinco.
/
E o que não falta ao Simple Plan são fãs brasileiros, uma multidão de adolescentes estava desde cedo do lado de fora do hotel. O grupo já veio ao Brasil em duas ocasiões, em 2005 e 2007, e a visita mais recente rendeu até uma participação no programa "Big Brother Brasil", da Rede Globo. "Foi divertido e fácil de fazer. Só precisamos tocar e pular na piscina", comentou Stinco.
/
O baixista David Desrosiers aproveitou para elogiar os fãs brasileiros. "O Brasil é um dos melhores lugares em que já tocamos e foi uma ótima experiência nos abastecermos com a energia da audiência local antes de entrarmos em estúdio para gravarmos definitivamente o novo álbum", ressaltou o baixista. O baterista Chuck Comeau complementa o comentário do colega: "Em nosso perfil oficial no site MySpace, o público brasileiro sempre prevalece".
/
O Simple Plan fará neste sábado (19) uma apresentação especial somente para convidados da emissora de rádio Mix FM. Não há confirmação de uma terceira excursão pelo Brasil

1 Comment:

Anônimo said...

vcs fazem uma reportagem sobre simple plan e colocam a foto do Good Charlotte????

SAODKSAOPDKSAOPDsodak