/
Berlim, 2 jan.- O lendário pianista do cinema mudo WillySommerfeld, responsável pelas trilhas sonoras de filmes míticos deGreta Garbo e Charles Chaplin, morreu aos 103 anos em Berlim,informou hoje a associação Amigos da Cinemateca Alemã.
Sommerfeld, que se manteve ativo até os 100 anos e recebeu aCâmera de Ouro do Festival de Cinema de Berlim em 2004, morreu em 19de dezembro, segundo a fonte.
O pianista, cuja figura foi resgatada pela diretora Ilona Ziokatravés do documentário "The Sounds of Silents - DerStummfilmpianist" de 2006, era o último entre os grandes destaespecialidade, praticamente extinta com a chegada do som.
Nascido em 11 de maio de 1904 na agora polonesa Gdansk (que era aentão cidade alemã de Danzig), desenvolveu suas habilidades musicaisna infância, quando teve uma grave doença, observando um amigo dafamília tocar acordeão perto de sua cama.
Sommerfeld começou com o violino, depois passou para o piano enos anos 20 foi morar em Berlim, onde começou a tocar ao vivo nasprojeções de cinema.
Em 1933, caiu em desgraça e perdeu o emprego por se negar a fazera saudação hitleriana.
Mais tarde, foi reabilitado e trabalhou como pianista, diretormusical e compositor para vários estúdios e salas de cinema.
0 Comments:
Post a Comment