24 janeiro, 2008

Morre Bernie Boston, o fotógrafo do "flower power"


BASYE, Vancouver (AP) - Bernie Boston, reporter fotográfico conhecido pela icônica imagem de um jovem colocando flores nas armas de soldados durante um protesto contra a Guerra do Vietnã nos anos 60, morreu na última terça-feira (22), aos 74 anos.

/
Boston morreu de uma rara doença sangüínea em sua casa na cidade de Basye, onde se aposentou em 1994 após ter trabalhado para o "Los Angeles Times", "The Washington Star" e o "Dayton Daily News". Sua morte foi anunciada pela Associação dos Repórteres Fotográficos da Casa Branca, que Boston presidiu quatro vezes.
/
Sua fotografia "Flower Power" concorreu ao Prêmio Pulitzer, e foi tirada em um protesto pacifista em Washington no dia 22 de outubro de 1967.
/
Ele também concorreu ao Prêmio Pulitzer com uma foto de Coretta Scott King mostrando ao público um busto de seu falecido marido Martin Luther King, em 1987, na capital dos Estados Unidos.
/
Nascido em Washington, Boston se formou no Instituto de Tecnologia de Rochester e serviu no Exército antes de começar sua carreira como repórter fotográfico em Dayton. Mudou-se de volta para Washington para trabalhar no "Star" e era diretor de fotografia quando o jornal fechou as portas, em 1981. Ele foi então contratado pelo "Los Angeles Times" para estabelecer uma agência de fotos na capital.
/
Boston cobriu todos os presidentes de Harry Truman até Bill Clinton.
/
Após se aposentar, Boston e sua esposa, Peggy, tornaram-se proprietários do "Bryce Mountain Courier", um jornal mensal.

1 Comment:

Alysson Rodrigo said...

sim
com certeza desejo manter a parceria.