17 janeiro, 2008

Grã-Bretanha tenta frear o 'terrorismo na internet'



LONDRES, 17 Jan 2008 (AFP) - A Grã-Bretanha investiu nesta quinta-feira contra o terrorismo na internet, revelando um plano contra os sites que estimulem a radicalização de jovens muçulmanos britânicos e ajudem a Al-Qaeda.
/
"Prevenir o extremismo é o principal desafio que enfrentamentos a longo prazo", afirmou a ministra do Interior, Jacqui Smith, em um discurso no qual apresentou sua estratégia para frear a radicalização de jovens muçulmanos.
/
A estratégia foi anunciada depois das revelações de um site que contém convocações para que se crie uma "Al-Qaeda britânica", assim como ameaças contra o primeiro-ministro.
/
Em seu discurso no Centro Internacional para o Estudo da Radicalização e a Violência Política, Smith pediu aos provedores de acesso à internet que suprimam as 'páginas extremistas' e ligadas à Al-Qaeda. Em alguns sites, por exemplo, há explicações de como fabricar uma bomba.
/
"Existem provas crescentes de que há pessoas usando a internet para transmitir mensagens e planejar atos terroristas", advertiu a ministra, numa entrevista à BBC pouco antes de seu primeiro discurso sobre o terrorismo desde que assumiu seu cargo no ano passado.



0 Comments: