20 janeiro, 2008

Começam, em Cuba, eleições que definirão futuro de Fidel


HAVANA, 20 Jan 2008 (AFP) - Os cubanos começaram neste domingo a votar para renovar o Parlamento, nestas eleições que definirão o futuro político do líder Fidel Castro, afastado do poder há 18 meses por motivo de saúde.
/
Os 38.357 colégios eleitorais instalados em todo o país abriram às 07H00 locais (10H00 de Brasília) para 8,4 milhões de votantes convocados. Nesta eleição, no entanto, não haverá competição nem surpresas, uma vez que 614 deputados disputam igual número de assentos.
/
No ato de abertura da votação, foi lido um pedido das autoridades eleitorais para que o povo "fosse às urnas de forma massiva, com entusiasmo e espírito revolucionário, com a certeza de se tratar de um processo transparente e democrático", no qual os candidatos seriam selecionados por suas capacidade e méritos.
/
A declaração defendia ainda que, com este processo eleitoral, se consolida "a unidade indestrutível que vem mantendo durante 50 anos esta revolução vitoriosa a 90 milhas do império mais poderoso da história".
/
Na votação deste domingo, o líder cubano, de 81 anos, ficará habilitado para ser reeleito presidente, uma vez que cabe ao novo Parlamento escolher o chefe de Estado e governo entre seus membros, já na sua primeira sessão, antes de 5 de março.

0 Comments: